
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, nessa quinta-feira, 10, solenidade em homenagem a atletas das artes marciais. O evento foi iniciativa do deputado Ricardo Quirino (Republicanos). Além da entrega do Certificado do Mérito Legislativa aos atletas, o presidente da Federação Goiana de Futsal e presidente da Associação dos Delegados de Polícia Federal, Murilo Batalha Macedo, recebeu o Título de Cidadão Goiano.
Na justificativa da homenagem, o deputado afirmou que a realização da sessão solene teve como objetivo prestar justas homenagens aos esportistas de artes marciais, para celebrar a dedicação, o esforço e os valores dos praticantes dessas modalidades. “As artes marciais vão além da prática esportiva, sendo uma verdadeira escola de vida que ensina disciplina, respeito, autocontrole, superação e espírito de equipe. Ao prestar tributo a esses atletas, reforçamos o reconhecimento pelo trabalho árduo e pela contribuição deles ao movimento esportivo e à cultura brasileira.”
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Esporte no Parlamento goiano, Quirino tem se dedicado a valorizar atletas, técnicos e projetos que promovam a inclusão e o desenvolvimento por meio das modalidades esportivas.
A mesa diretiva da solenidade, presidida pelo propositor da homenagem, foi composta ainda por: presidente da Federação Centro-Oeste de Taekwondo e vice-presidente da Liga Nacional de Taekwondo, Luciano Bezerra da Cunha; presidente da Federação Goiana de Futsal e presidente da Associação dos Delegados de Polícia Federal, Murilo Batalha Macedo; bicampeã goiana de Kata, Alana Marques; professora de Jiu-Jitsu, árbitra e atleta Renata Fernandes da Silva Morais; mestre de Taekwondo Antônio Júnior; professor de Jiu-Jitsu e MMA, Alécio Alves de Lima; professor de karatê, João de Assis, representando a região do Entorno do Distrito Federal.
Em seu discurso, Quirino explicou que, desde que entrou na vida política, como deputado distrital, no Distrito Federal, se tornou um defensor de todas as modalidades esportivas. Com relação às artes marciais, apesar de não ser um atleta da modalidade, ele disse que também tem apoiado e buscado fortalecer e valorizar todos os profissionais que atuam com o esporte.
O parlamentar afirmou que a solenidade foi uma forma encontrada para mostrar todo o respeito que tem com essa prática esportiva. “Se todos nós, que praticamos algum tipo de esporte, pudéssemos focar nas regras, na disciplina que aqueles que praticam artes marciais demonstram, dentro e fora do espaço de luta, nós teríamos um esporte mais limpo, mais avançado, com mais respeito ao adversário. Nós seríamos muito melhores atletas e muito melhores como seres humanos.”
Certificado especial
Na sequência, a atleta Alana Marques foi homenageada com um certificado simbólico, já que de acordo com o regimento da Casa, como ela é menor de idade, não pode receber o Certificado do Mérito Legislativo. Após a entrega, a atleta fez uma apresentação de Kata, uma modalidade de arte marcial, marcada por uma sequência de movimentos pré-determinados, executados de forma precisa e fluida, usando técnicas de postura correta, respiração controlada e concentração mental.
Em seguida, o presidente da Federação Goiana de Futsal, Murilo Batalha Macedo, recebeu, do deputado Ricardo Quirino, o documento que concedeu a ele a cidadania goiana e falou aos presentes. Macedo reviveu sua história de vida, revelando que nasceu em Porto Nacional, hoje estado do Tocantins, mas que veio para Goiânia ainda adolescente, onde começou a carreira profissional, primeiro na iniciativa privada e, logo em seguida, no serviço público federal.
O delegado da PF contou que foi aqui que passou no vestibular e se apaixonou pelo esporte, chegando hoje a presidir a Federação Goiana de Futsal. Ele também agradeceu à família, aos amigos, aos colegas de profissão, da militância esportiva e, por fim, ao deputado e amigo Ricardo Quirino. “Deputado, a minha eterna gratidão por essa honraria. Tenha certeza que nossos laços de amizade e companheirismo estarão cada vez mais alicerçados em ações de fé, lealdade e trabalho, em prol do bem comum, em especial, aos mais fracos e menos favorecidos do nosso querido estado de Goiás.”
Na sequência foi exibido um vídeo, realizado pelo gabinete do deputado Ricardo Quirino, destacando a importância da prática das artes marciais.
Após receber o Certificado do Mérito Legislativo a professora de Jiu-Jitsu, árbitra e atleta Renata Fernandes da Silva Morais também destacou os valores cultivados pelas modalidades. “O esporte ensina a perseverança e a resiliência para as crianças e para os adultos. Quando os pais levam as crianças para participar do esporte, elas não estão nas ruas, às vezes tendo contato com pessoas desconhecidas. E no esporte elas estão aprendendo coisas como disciplina, caráter, lealdade. E a equipe acaba se tornando uma família.”
Agência Assembleia de Notícias
0 Comentários